Sou Médica Dentista e Mãe. Não sou nutricionista mas vou falar de alimentação do bebé, não sou Conselheira de Aleitamento Materno mas vou falar de amamentação, não sou Consultora de Babywearing mas vou abordar a ergonomia no transporte dos bebés. No fundo sou uma mãe curiosa que gosta de saber mais e mais, ler, experimentar e partilhar.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Papa de Aveia e maçã
A aveia é um cereal rico em proteínas, fibras, vitaminas, zinco, magnésio e ferro. Podemos encontrar a aveia sob a forma de grão, flocos, farelo ou farinha.
Como em todos os cereais devemos dar preferência ao grão integral, uma vez que não passa por processamentos que tiram alguma da riqueza do cereal. Por outro lado, o uso do cereal em grão implica que a duração da cozedura seja maior e que se planeie a papa com umas horas de antecedência durante as quais se deixa o grão de molho.
A aveia em grão não contém glúten, mas durante o cultivo e processamento cruza-se com outros cereais, podendo conter essa proteína.
Aqui fica a receita de uma papa deliciosa para experimentarem em casa, adaptada do blogue "Na cadeira da papa":
Ingredientes:
- 1 maçã (também já fiz com 1 pêra)
- 30g de flocos de aveia
- 120g de água
- Colocar no copo da bimby todos os ingredientes 12min/100°/vel.1
- Triturar durante 30seg/vel.3,5,7
NOTAS:
- também podem experimentar a mesma receita feita num tacho, deixando ferver, de seguida cozer em lume brando e triturar com varinha mágica.
- pode deixar-se menos triturada para bebes mais crescidos ou que toleram bem texturas mais grossas.
- para enriquecer esta e outras papas é possível adicionar o leite habitual do bebé, mas só no final da preparação e depois da papa arrefecer até atingir cerca de 37°. Quando se pretende adicionar leite, coloca-se menos água na cozedura. Não se deve conservar papa com leite para outra refeição.
- a fruta pode ser adicionada, em pedaços, no final da cozedura da aveia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário