Sou Médica Dentista e Mãe. Não sou nutricionista mas vou falar de alimentação do bebé, não sou Conselheira de Aleitamento Materno mas vou falar de amamentação, não sou Consultora de Babywearing mas vou abordar a ergonomia no transporte dos bebés. No fundo sou uma mãe curiosa que gosta de saber mais e mais, ler, experimentar e partilhar.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Papa de trigo sarraceno com sêmola de milho, banana e pêssego
Hoje introduzimos um novo elemento, o trigo sarraceno.
Apesar de muita gente achar que o trigo sarraceno é um cereal, é na verdade a semente de um fruto semelhante ao ruibarbo.
Isento de glúten, pode ser consumido em alternativa ao arroz ou pode ser usado em papas e na confecção de outros alimentos.
Rico em proteínas, é também uma boa fonte de manganês, magnésio, ferro e fibras.
Nesta receita, usei quantidades para obter 3 doses. Dá sempre jeito ter papas congeladas para um dia em que são necessárias mas não conseguimos fazer ou não pusemos o grão a demolhar.
Ingredientes:
- 60g trigo sarraceno bio em grão
- 30g sêmola de milho
- 1 + 1/2 banana
- 1 pêssego grande
- Demolhar os grãos durante a noite
- Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 20min/100°/vel.colher
- Triturar 30seg/vel.3,5,7
NOTAS:
- Se fizer só para consumo imediato, é preferível adicionar a fruta apenas no final da cozedura do trigo sarraceno.
- Optando por guardar outras doses, também é possível e aconselhável congelar só o grão cozido e triturado e adicionar a fruta ao mesmo depois de descongelado (de preferência de forma lenta) e aquecido em banho maria.
- Ao conservar uma dose com o grão e a fruta cozida torna-se mais prático e é óptimo para aqueles dias em que temos que sair e levar uma papa para dar fora de casa.
- Conserve em frascos próprios e não se esqueça de identificar. No início achamos que sabemos o que é tudo que está no congelador, mas passado algum tempo já não sabemos nada :)
E querem saber como correu a prova? O R gostou tanto que até dava "beijinhos" depois de saborear cada colher de papa... tive de rapar o prato e ainda tive direito a sorrisos e palmas 💙
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário